Nas aulas de Português, ouvem-se muitos termos e definições, alguns temos até dificuldade de lembrar. Hoje nós vamos aprender a diferenciar linguagem denotativa de linguagem conotativa.
1. Linguagem Denotativa
A palavra expressa o seu sentido original, como o que é expresso no dicionário.
Exemplo:
O rio transbordou e alagou a cidade.
2. Linguagem Conotativa
A palavra ganha um novo sentido na frase, diferente do habitual.
Exemplo:
Júlia chorou um rio de lágrimas por causa do falecimento do pai.
A palavra rio apareceu nos dois exemplos dados, mas com sentidos diferentes. No primeiro tópico, ela está no seu sentido original, como todos conhecemos: um rio é um curso de água, que corre do ponto mais alto para o ponto mais baixo e deságua em outro rio ou no mar. Já no segundo exemplo, vemos que essa palavra assume outro sentido, pois nenhum ser humano é capaz de chorar o bastante para formar um rio, a expressão "chorou um rio de lágrimas" quer dizer, então, chorou muito, sofreu bastante.
Na imagem acima, vemos o título da notícia "Estamos Devorando o Planeta". É claro que não podemos comer a Terra, a notícia está falando que estamos esgotando os recursos do mundo.
Agora observe esse jornal: "Carvão volta à disputa de leilões de energia" e as demais manchetes. Estão passando a informação de maneira objetiva e clara, que é a linguagem geralmente usada nesse meio de comunicação.
Dica: para que eu conseguisse lembrar o que cada linguagem significa, eu costumava fazer a seguinte relação conotação->coração e denotação->definição, era algo que me ajudava bastante e é fácil de lembrar. A linguagem conotativa está mais presente em poesias, já a denotativa está mais presente em textos formais, como notícias.
4 Comentários
Belo post Profª, continue com o bom trabalho.
ResponderExcluirAbs
Obrigada pelo incentivo! :)
ExcluirEntão nesse caso .A imagem mostra uma pessoa prestes a abocanhar a Terra que está espetada
ResponderExcluirnum garfo. Podemos comparar essa imagem a frase ESTAMOS DEVORANDO O
PLANETA no sentido real, portanto a esse sentido sobrepõe-se:
( ) a conotação ( ) a denotação
JUSTIFICATIVA:__________________________________________________
Se falar na imagem, o sentido é conotativo, pois vemos uma coisa impossível, que é alguém devorar um planeta, a menos que seja o Thanos ou outro ser imaginário para realizar esse feito. Agora quando você dá a interpretação da frase, trazendo para a realidade, dizendo que estamos esgotando os recursos da Terra aí sim estamos falando da linguagem denotativa.
Excluir