Como
a minha redação do ENEM é corrigida? Essa é uma pergunta que milhões de
estudantes se fazem todos os anos. Mesmo com poucos erros gramaticais, a nota
final acaba sendo insatisfatória para muitos, que ficam se perguntando onde
erraram.
Imagem: Freepik. Créditos ao autor. |
Acompanhe
a seguir a tabela dos critérios de correção da redação do ENEM:
COMPETÊNCIA
|
NA
SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO DE TEXTO
|
NOTA
|
NÍVEL
DA PRODUÇÃO TEXTUAL
|
I
|
Demonstrar
domínio da norma culta da língua escrita
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200
|
Excelente
|
160
|
Bom
|
||
120
|
Adequado
|
||
80
|
Mediano
|
||
40
|
Insuficiente
|
||
ZERO
|
Desconhecimento
total
|
||
II
|
Compreender
a proposta de redação e aplicar os conceitos das várias áreas do conhecimento
para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo.
|
200
|
Tema
muito bem desenvolvido, argumentação consistente.
|
160
|
Tema
bem desenvolvido, porém não explora seus aspectos principais, argumentação
consistente.
|
||
120
|
Tema
adequadamente desenvolvido, abordagem superficial, argumentação previsível.
|
||
80
|
Tema
desenvolvido de forma mediana, argumentação previsível, domínio precário do
tipo textual.
|
||
40
|
Tangenciamento
do tema proposto, inadequação ao tipo textual dissertativo-argumentativo.
|
||
ZERO
|
Não
contempla a proposta, desenvolve outro tipo textual.
|
||
III
|
Selecionar,
relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos
em defesa de um ponto da vista.
|
200
|
Explicita
a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e elabora conclusão ou
proposta que mantenha coerência
com a opinião defendida na redação.
|
160
|
Explicita
a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e elabora conclusão ou
proposta que mantenha coerência com a opinião defendida na redação.
Entretanto, os argumentos
utilizados são previsíveis.
|
||
120
|
O
texto revela pouca articulação entre
os argumentos, que não são convincentes para defender a opinião do autor.
|
||
80
|
O
texto apresenta informações, fatos e opiniões pouco articulados ou contraditórios, embora pertinentes ao
tema proposto.
|
||
40
|
O
texto não defende um ponto de vista,
ou seja, não apresenta opinião a respeito do tema proposto.
|
||
ZERO
|
O
texto apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista.
|
||
IV
|
Demonstrar
conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da
argumentação.
|
200
|
O
texto é bem articulado, sem
inadequações na utilização dos recursos coesivos.
|
160
|
O
texto é articulado, com poucas
inadequações na utilização dos recursos coesivos.
|
||
120
|
O
texto é articulado, porém com algumas
inadequações na utilização dos recursos coesivos.
|
||
80
|
O
texto é articulado, porém com muitas
inadequações na utilização dos recursos coesivos.
|
||
40
|
O
texto não é articulado ou é articulado de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual.
|
||
ZERO
|
O
participante apresenta informações
desconexas, que não se configuram como texto.
|
||
V
|
Elaborar
proposta de intervenção social, mostrando respeito aos valores humanos e
considerando a diversidade sociocultural.
|
200
|
Proposta
de intervenção social clara e
inovadora, relacionada à tese e bem articulada com a discussão
desenvolvida no texto.
|
160
|
Proposta
de intervenção social clara, relacionada
à tese e bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
|
||
120
|
Proposta
de intervenção social relacionada ao tema, mas pouco articulada à discussão
desenvolvida no texto.
|
||
80
|
Proposta
de intervenção social relacionada ao tema de forma precária, não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
|
||
40
|
Proposta
de intervenção social tangencial ao tema ou subentendida no desenvolvimento
da argumentação.
|
||
ZERO
|
O
texto não apresenta proposta de intervenção social.
|
Vejamos agora o que cada critério de correção representa para a sua nota na redação do ENEM:
- Competência I: Demonstrar domínio da
norma culta da língua escrita.
Essa
competência exige o conhecimento da norma culta, ou seja, da linguagem usada em
livros escolares, artigos e revistas científicos, enfim, trata-se de escrever sem erros ortográficos.
- Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar os conceitos
das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites
estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Essa
competência exige duas coisas: compreender
o tema que lhe foi proposto e ser capaz de desenvolvê-lo nos moldes do texto dissertativo-argumentativo.
É
muito importante que o aluno domine essa tipologia textual, para que possa
desenvolver a redação de forma satisfatória.
- Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar
informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto da vista.
Nessa
competência será avaliada a capacidade do estudante de argumentar. Para isso, é
imprescindível conhecer o tema proposto, para usar argumentos das diversas
áreas do conhecimento para fundamentar a tese.
É
nesse ponto que entra a interdisciplinaridade.
Quanto melhores forem os argumentos, maior será o poder de convencimento do
autor, uma vez que o texto dissertativo-argumentativo busca convencer o leitor
de um ponto de vista, usando para isso uma argumentação consistente.
É
importante destacar que, para apresentar uma variedade de argumentos, o
estudante deve ver jornais televisivos, ler revistas e jornais impressos
regularmente, conversar com familiares e vizinhos, observar o seu entorno,
enfim, deve ficar atento ao que está ocorrendo tanto em sua localidade quanto em
outras regiões.
Note
que, nos critérios explicitados, a proposta
de intervenção deve estar diretamente
ligada à argumentação feita no texto.
- Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
necessários para a construção da argumentação.
Além
da qualidade dos argumentos, é preciso organizar as ideias em uma sequência
lógica, que proporcione uma leitura inteligível daquilo que é apresentado.
Essa
competência exige o uso adequado dos elementos coesivos para encadear os
argumentos e tornar as linhas e parágrafos em texto.
Mas
que palavras são essas e como usá-las? Observe esse texto que você está lendo.
No começo dos parágrafos existem palavras e expressões que fazem referência ao
que foi dito anteriormente, “ligando” o texto.
É
importante, para se sair bem nessa competência, estudar sobre as conjunções, que unem orações de
transmitem diversos sentidos dentro de um enunciado.
- Competência V: Elaborar proposta de intervenção social, mostrando
respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Para
finalizar a redação, é necessário que o estudante faça uma proposta de
intervenção social, dando opções que
possam ajudar a sanar o problema. É imprescindível que a proposta esteja
ligada à argumentação desenvolvida.
Outro
ponto que é importante destacar: não adianta fazer um resumo do texto no último
parágrafo. É preciso fazer a proposta, pois a falta dela causa nota zero nessa
competência.
Como finalmente será atribuída a nota?
As
notas obtidas em cada uma das cinco competências (as quais vão de zero a 200)
serão somadas, gerando a nota final.
Dica:
Além
da leitura e estudos ao longo do ano, é necessário praticar a redação dissertativo-argumentativa.
Para isso, recomendo o site Correção da Redação ENEM 2016, clicando aqui você vai direto para a página deles. Sua redação será
corrigida gratuitamente.
Matérias complementares:
Veja
abaixo links de outras matérias para enriquecer seus conhecimentos (basta
clicar no título e você será direcionado diretamente para a matéria):
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