Quando
você decide comprar um domínio para o seu blog ou site, é natural fazer
pesquisas para encontrar a melhor empresa. Entretanto, ao digitar comprar
domínio uol, registro.br ou qualquer outra opção, só encontramos o site para a
compra e não pessoas dando sua opinião sobre sua experiência.
Imagem: Freepik. |
Pensando
nisso, venho mostrar aqui minha experiência sincera (esse artigo não é
patrocinado por nenhuma empresa e muito menos tenho relação com qualquer uma delas)
com o devido respeito a ambas as instituições, mostrando meus pensamentos
baseados na contratação de seus serviços. As experiências de outras pessoas
podem variar.
Expresso
que as críticas feitas neste espaço são construtivas e visam contribuir para esclarecer
dúvidas de pessoas buscando por informações. Não tenho o intuito de incitar a
compra de domínio para beneficiar empresa A ou B.
Tentativa 1: comprar domínio uol
Acessei
o site do uol host e segui os procedimentos padrões. Fiz a pesquisa para verificar
se o domínio que eu queria estava disponível e fiz o cadastro para o registro.
Eu queria um domínio .com, por dois anos.
Essa
primeira parte foi tranquila, mas a hora de pagar é que me deu dor de cabeça.
Escolhi pagamento por cartão, inseri todos os dados como pediram. Passaram-se
sete dias e nada do uol host mandar a cobrança para o meu cartão. Por causa
disso, meu domínio ainda estava pendente, ou seja, eu não podia registrá-lo
ainda.
Depois
disso, vendo que a cobrança não chegava no cartão, tentei gerar o boleto. O
site, entretanto, não gerava o boleto, eu clicava sobre a imagem do boleto, mas
nada acontecia.
Retornei
com a proposta de pagamento por cartão e tudo igual da última vez. Tentei
resolver pelo chat online, mas o atendimento era robotizado (literalmente).
Digitava o meu problema e o buscador encontrava palavras programadas e o
resultado era um vídeo, o que não me ajudou.
Quando
você tem um problema para pagar seu domínio com cartão, o site te manda pagar
por boleto, mas não resolveu, pelo menos no meu caso. Tentei o atendimento
online com um atendente e a tela do chat carregava, carregava e nada de
conseguir falar com alguém.
Após
dez dias de tentativas, resolvi ligar para o serviço de atendimento do uol. No
site é possível encontrar dois números: um 0800 para capitais e regiões
metropolitanas e um fixo, gastando seus créditos. O número gratuito nunca
funcionava, mesmo tendo tentado várias vezes. O jeito foi gastar os créditos
para falar com alguém.
O
meu problema era: fiz o pedido, mas a cobrança não chegava.
Falei
com sete pessoas (isso mesmo, sete). Todas foram muito bem educadas comigo, mas
diziam que era outro setor que poderia resolver meu problema. Um dizia que era
o financeiro e me transferia, o financeiro dizia que era outro setor e outro
setor me mandava de volta para o financeiro.
Eu
só queria que a cobrança fosse gerada para pagá-la e registrar meu domínio. Os
atendentes me recomendaram que tentasse fazer o processo novamente. Tentei, mas
o site do uol dizia que o domínio já não estava mais disponível, sendo que eu
que fiz o pedido para registrar e nem tinha conseguido pagar ainda.
Disse
ao atendente que não tinha conseguido e ele perguntou se eu não queria
registrar um domínio .com.br, mas eu queria um .com e que acabou ficando
indisponível e eu tive medo do site dar problema de novo e eu não ter a
possibilidade de registrar nenhum dos dois.
Resultado:
desisti de registrar com o uol. O atendimento deles é bom, as pessoas são
educadas, mas eu achei que faltou um pouco mais de organização da parte deles,
pois o meu problema era simples e se o site já avisava para mudar do cartão
para o boleto, era porque a questão era recorrente e merecia uma atenção maior
da empresa.
Além
disso, no sistema eu pedi por dois anos e quando o atendente foi verificar,
tinha só para um ano. Outro ponto que eu acho que o site poderia melhorar era
em facilitar mais o atendimento por outra pessoa, pois era tudo muito
automático.
Tentativa 2: comprar domínio registro.br
O
uol também vende registro .com.br, mas tive medo de dar o mesmo problema, então
procurei a entidade responsável pelo registro de domínios no Brasil, o
registro.br, e recebi um conselho positivo sobre ele de outra pessoa que conheço
e disse que deu tudo certo ao registrar um domínio com essa empresa.
As
experiências de cada um são variáveis, pois tenho outro amigo que tem um
domínio registrado pelo uol há quatro anos e já renovou para mais dois e me
disse que nunca teve problema com essa empresa, inclusive me indicou a mesma.
Fiz
todo o procedimento de registro no site do registro.br e, para o meu alívio, o
boleto foi gerado na hora, imprimi no mesmo dia, uma quinta-feira. Realizei o
pagamento na sexta-feira. No sábado, o status do domínio estava como
“publicado”, antes estava como “novo”, o que significava que o sistema estava
aguardando a confirmação do pagamento. Agora esse domínio me pertencia.
Depois,
era hora de realizar as configurações de DNS para que o domínio que comprei no
registro.br apontasse para o meu blog. Segui os tutoriais da internet
fielmente. Quando tentava visualizar meu blog, não aparecia mais bloggspot,
aparecia o domínio próprio na barra de buscas.
Entretanto,
o blog não aparecia, aparecia uma tela com error 404. Nas minhas pesquisas, vi
que os servidores mundiais têm que se atualizar e propagar essa nova informação
e que pode demorar até 72 horas com seu blog fora do ar, até que a rede entenda
que esse redirecionamento tem que ser feito.
Desfiz
todas as configurações de domínio no registro.br e no meu blog, assim ele
voltou ao ar (no domingo). No dia seguinte (segunda-feira), o que eu fiz foi: configurei
os servidores DNS do registro.br para apontarem para o meu blog (mas sem
configurar nada do blog). Por que fiz isso? Para que os computadores mundiais
tivessem tempo de se atualizar (milhões de dados são inseridos diariamente na
rede e esse processo independe de nós, é com os servidores mesmo).
Configurei
no DNS do registro.br igual estava no suporte para blogs do Google e esqueci,
deixei que os dados se atualizassem e fui resolver minhas coisas. Na
sexta-feira de manhã, fui no meu blog, coloquei em configurações ->
configurar url de terceiros no seu blog -> coloquei o domínio que comprei,
salvei configurações, assim que salvou, coloquei em editar -> redirecionar
seudomínio(o nome que você comprou).com.br, para quando seu nome for digitado
sem o www na frente.
Depois
disso, coloquei em visualizar blog e deu tudo certo, o domínio estava funcionando
perfeitamente e os links internos também. Resultado final: fiquei satisfeita
por ter comprado meu domínio no registro.br (sem merchan) e recomendo, pois
foi tranquilo e não me deu dor de cabeça. Só foi difícil a parte de configurar o
DNS, mas esse é um assunto novo para muita gente, entretanto com tutoriais você
consegue resolver.
Leia também:
0 Comentários