O
projeto de leitura é uma ferramenta que possibilita ao professor trabalhar
diversas competências e habilidades com os alunos. Pensando nisso, trouxemos um
modelo que pode ser adaptado à realidade de cada sala de aula ou, ainda, explicar
o assunto a alunos que estejam desenvolvendo um projeto de leitura. Acompanhe:
Imagem: Freepik. |
Projeto de leitura: Um conto, outros
gêneros e diferentes formas de defender opinião
Leitura e argumentação
Quando
quer defender um ponto de vista por meio da razão ou da arte, com mais
objetividade ou mais subjetividade, o sujeito faz escolhas de linguagem para
narrar, relatar, expor o que deseja, a partir do ponto de vista que defende.
Em
prosa ou em verso, usando apenas a linguagem verbal ou valendo-se de outras –
foto, pintura, escultura, gráfico, música, dança, cinema, ícone, gestos,
modulação da voz –, qualquer indivíduo é senhor do seu discurso ao dar conta da
sua intenção comunicativa, em determinada circunstância e contexto, utilizando
os mais diferentes suportes.
Exercitar
a leitura do explícito e do implícito, apropriar-se dos recursos linguísticos,
escolher a melhor construção composicional, marcar seu estilo verbal é fazer
valer a autonomia pessoal e ter a base para a participação social que o
exercício da cidadania pressupõe.
Este
projeto envolve a leitura do célebre conto de Machado de Assis: O Alienista. A
partir do tema da aceitação ou rejeição do diferente, estabelece uma relação de
intertextualidade entre textos em diferentes linguagens e gêneros, que, com
enfoques específicos, levam à construção de discursos argumentativos em defesa
de pontos de vista diversos.
Para
estimular e sensibilizar os alunos para o tema focado no conto, recorreu-se a
textos em linguagem verbal e não-verbal de caráter expositivo e informativo,
além dos textos de arte – literários, plásticos, musicais.
O
objetivo é estimular relações e expressões de sentimentos, de ideias e de
opiniões que devem culminar na elaboração e representação de um texto teatral,
forma do gênero narrativo que requer pleno domínio do uso de diferentes
linguagens.
Objetivo Geral
Favorecer
a leitura, o estudo e a apropriação da estrutura e da linguagem de textos que
pertencem ao domínio do narrar, do relatar, do expor e do argumentar.
Objetivos Específicos
Conceituar
a representação teatral como mais uma das formas do narrar, considerando a
especificidade do uso das linguagens.
Exercitar
as habilidades de:
-
relacionar textos;
- buscar
e ordenar informações;
-
sintetizar dados;
-
elaborar planos de apresentação;
-
teatralizar texto narrativo;
-
argumentar, adequando a linguagem tanto em situações de fala quanto de escrita
formal;
-
exercitar a linguagem corporal, sintonizando-a com a verbal.
Reconhecer
e apropriar-se de recursos de linguagem utilizados para dar conta da intenção,
da circunstância e do contexto da comunicação, fazendo escolhas de linguagem
quanto a: estilo verbal ou construção composicional e recursos linguísticos.
Como?
As
atividades sugeridas no projeto estão esquematizadas em oficinas que abrangem:
-
atividades em sala de aula: coletivas, em grupos e individuais.
- atividades
em casa: individuais.
Quando?
Cronograma
estabelecido pelo/a professor/a para as atividades agrupadas em três grandes
momentos:
1.
Atividades coletivas mediadas pelo professor;
2.
Atividades em grupos em sala de aula;
3.
Atividades individuais para serem realizadas em sala de aula e em casa.
Avaliação
Elaboração
do produto final:
- representação
teatral de texto narrativo;
- exposição
oral de um trabalho feito a partir de textos pesquisados e esquematizados;
- antologia
de textos de gêneros diferentes, em linguagem verbal e não-verbal, a partir de
temas resultantes do diálogo intertextual.
Extraído
de:
Tudo é Linguagem – 8ª série. BORGATTO, Ana Maria Triconi; BERTIM,
Terezinha Costa Hashimoto e MARCHEZI, Vera Lúcia de Carvalho. Editora Ática.
São Paulo: 2006.
- Veja também:
0 Comentários