O
transtorno de estresse pós-traumático acomete algumas pessoas após eventos nos
quais sintam que sua vida corre risco. Pesquisadores vêm testando como o jogo Tetris
pode ajudar na prevenção do aparecimento desses sintomas. Acompanhe:
Ilustração do jogo Tetris. Imagem: Freepik. |
Uma
única intervenção psicológica, que inclui o jogo de computador Tetris, pode
prevenir que memórias intrusivas e desagradáveis se desenvolvam em algumas
pessoas após sofrerem um evento traumático.
Pesquisadores
foram capazes de demonstrar de que forma os sobreviventes de acidentes de
veículos motorizados tiveram uma queda desses sintomas se jogarem Tetris até
seis horas depois de darem entrada no hospital, depois de terem, também, sido
questionados sobre o que se lembravam do acidente.
Os
resultados do estudo, que foi conduzido por pesquisadores do Instituto Karolinska em parceria com a Universidade de Oxford e outras instituições, foram
publicados no jornal Psiquiatria Molecular.
O
transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) pode afetar pessoas que passaram
por experiências de guerra, tortura, estupro, acidentes de trânsito ou outros
tipos de situação em que o indivíduo sentiu que a sua vida ou a de outrem
estava em perigo.
Enquanto
que a maioria das pessoas não desenvolve o TEPT depois de um trauma, aqueles
que o desenvolvem se queixam de terem memórias intrusivas do evento
(popularmente chamadas de flashbacks).
O
tratamento cientificamente comprovado para o TEPS inclui terapia cognitivo-comportamental
focada no trauma, mas não se tem notícia de intervenções preventivas para
evitar o surgimento dos sintomas.
Emily
Holmes, professora de psicologia do Departamento de Neurociência Clínica do
Instituto Karolinska, passou muitos anos estudando os tipos de efeitos
preventivos que intervenções comportamentais – como o processo incluindo o jogo
Tetris – podem ter na redução de memórias intrusivas após um evento traumático.
Anteriormente,
ela estudou indivíduos saudáveis em ambientes laboratoriais controlados. Agora,
juntamente a sua colega de Oxford Doutora Lali Iyadurai levaram seu experimento
para fora do laboratório pela primeira vez e foram para uma clínica a fim de
estudar pacientes que sofreram acidentes traumáticos envolvendo veículos motorizados.
Imagem: Freepik. |
Estudos
anteriores demonstraram que uma em cada quatro pessoas que se se envolveu em
tais acidentes irá desenvolver o TEPT.
“Nossa
hipótese era que, depois do trauma, os pacientes poderiam ter uma diminuição
das memórias intrusivas se jogassem Tetris como parte de uma curta intervenção comportamental
enquanto estivessem aguardando atendimento na emergência do hospital,” disse a
professora Holmes.
“Uma
vez que o jogo demanda atenção visual, queríamos ver se ele poderia prevenir
que os aspectos intrusivos das memórias traumáticas se estabelecessem, isto é, rompendo
um processo denominado consolidação da memória.”
O
estudo envolveu 71 vítimas de acidentes com veículos motorizados, das quais a
metade recebeu a intervenção (relembraram o trauma brevemente e depois jogaram
Tetris) enquanto esperavam na emergência do hospital, enquanto a outra metade
realizou uma tarefa diferente, todas realizadas até seis horas depois do acidente.
Os
resultados mostraram que a hipótese dos pesquisadores estava correta: aqueles
que jogaram Tetris tiveram menos memórias intrusivas do trauma no decorrer da
semana imediatamente subsequente ao acidente em relação ao outro grupo.
Os
cientistas também descobriram que as memórias intrusivas diminuíram mais
rapidamente.
“A
primeira semana depois do trauma pode ser decisiva para nossos pacientes, os
quais precisam ir para casa, recuperar-se e prosseguirem com suas vidas, o que
pode ser difícil se tiverem memórias intrusivas do trauma, com uma frequência
de vários episódios por dia”, diz a Doutora Iyadurai.
O
resultado primário da pesquisa foi o número de memórias intrusivas na primeira
semana após o trauma.
É
necessária uma pesquisa mais aprofundada com grupos maiores de pacientes, para
verificar se os benefícios psicológicos da intervenção persistem por um período
maior – como um mês, que é o período mais curto em que o TEPT pode ser
diagnosticado.
Além
disso, é preciso examinar se jogos semelhantes podem ser usados em pessoas que
já desenvolveram o TEPT. Um número significativo de refugiados, por exemplo, apresentam
sintomas do TEPT.
“Qualquer
pessoa pode vivenciar um trauma”, diz a professora Holmes. “Faria uma grande
diferença para muitas pessoas se pudéssemos criar intervenções psicológicas e
comportamentais usando jogos de computador para prevenir o sofrimento
pós-traumático e poupá-los dessas terríveis memórias intrusivas. Contamos que
isso esteja próximo e será necessária mais pesquisa.”
Os
pesquisadores do Instituto Karolinska (Suécia) e da Universidade de Oxford
(Reino Unido) colaboraram com colegas da Unidade de Ciências do Conselho Médico
de Pesquisa Cerebral e Cognitiva de Cambridge (Reino Unido), Universidade de
Ruhr (Alemanha) e Universidade de East Anglia (Reino Unido).
O
estudo foi financiado por fundos oriundos de diversas instituições, incluindo o
Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde do Reino Unido, Conselho de Pesquisa
Médica do Reino Unido e The Wellcome Trust.
O
artigo completo “Prevenindo Memórias Intrusivas depois de um Trauma via
Intervenção Breve Envolvendo o Jogo de Computador Tetris no Departamento de
Emergência” pode ser lido no jornal Psiquiatria Molecular.
Tradução e adaptação: Professora Manuka.
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