O
poema visual Pássaro em Vertical de Libério Neves é muito utilizado em
atividades de Português. Para quem não se lembra, o poema visual é aquele em
que a sua forma também agrega sentido ao todo, ou seja, também é possível
retirar alguma interpretação do formato em que o texto foi arranjado.
Imagem: Freepik. |
Leia
o poema e responda ao que se pede:
Pássaro
em Vertical
Cantava
o pássaro e voava
cantava para lá
voava
para cá
voava
o pássaro e cantava
de
repente
um
tiro
seco
penas fofas
leves plumas
mole espuma
e um
risco
surdo
n
o
r
t
e
-
s
u
l
Autor:
Libério Neves
1)
(SARESP-2007) O título do poema remete:
a)
ao final da história que foi expresso graficamente.
b)
ao cenário em que a história se desenvolve.
c)
ao momento em que a história do pássaro foi gerada.
d)
ao personagem da história.
2)
(SARESP-2007) A palavra vertical
presente no título pode ser associada:
a)
ao voo do pássaro.
b)
ao tiro dado no pássaro.
c)
ao canto do pássaro.
d) à
queda do pássaro.
Veja
também: Linguagem conotativa e denotativa
3)
(SARESP-2007) O desenho e a sonoridade da sentença “norte-sul” representam:
a)
as leves plumas.
b) a
morte do pássaro.
c) a
mole espuma.
d) o
caçador de pássaros.
4)
As repetições das palavras “cantava” e “voava” lembram:
a) a
vida do pássaro com seus filhotes.
b) a
vida do pássaro na gaiola.
c) o
sonho de fuga do pássaro.
d) o
movimento do pássaro no céu.
5) A
rotina do pássaro é interrompida quando o:
a)
dono do pássaro chega.
b)
pássaro leva um tiro
c)
pássaro canta mais alto.
d)
pássaro faz um risco no céu.
6) O
texto lido foi escrito em prosa? Justifique.
7)
Qual é o assunto do texto:
a)
um pássaro em voo, que leva um tiro e cai em direção ao chão.
b)
um pássaro que cantava o dia todo.
c)
um pássaro que sonhava com a liberdade.
d) a
queda de um pássaro que não sabia voar.
Veja
também: Expressões populares com nome de animais
8)
Que denúncia pode estar sendo feita pelo autor?
Imagem: Freepik. |
9)
Conforme o texto e o contexto, interprete o que significa:
“penas
fofas/ leves plumas/ mole espuma”.
10)
Que outras expressões poderiam substituir o título do texto sem prejuízo de
sentido?
11)
Qual teria sido a causa de o autor registrar as palavras de forma diferente do
comum?
12)
Marque a alternativa que não está de
acordo com o texto:
a)
tudo indica que o pássaro provavelmente foi morto.
b) a
menção a um tiro, às penas fofas, à mole espuma e a disposição do último verso
indicam uma queda e o baque surdo no chão.
c) a
expressão norte-sul disposta na vertical representa a queda da ave.
d) o
poema é totalmente desprovido de rima e ritmo.
e) o
poeta se expressa usando, além das palavras, o arranjo visual do poema.
13) Cantava e voava estão empregados em um tempo verbal que indica ação habitual
e rotineira do pássaro em liberdade. Que tempo verbal é esse?
Veja
também: Exercícios sobre modos verbais
14)
Quais são as duas palavras que indicam o movimento do voo do pássaro?
Respostas
1) –
a)
2) –
d)
3) –
b)
4) –
d)
5) –
b)
6)
Não, porque ele não segue o padrão dos textos escritos com parágrafos em linhas
retas.
7) –
a)
8)
Uma denúncia contra a caça ilegal, pois o pássaro estava em seu hábitat voando livremente.
9)
Essa expressão descreve o que aconteceu após o pássaro levar o tiro. Como se
demonstrasse a cena, onde penas fofas se espalharam pelo ar ou foram balançadas
pelo vento e o pássaro atingido ficou mole, pois estava sem vida.
10)
Pássaro em queda livre, pássaro em declínio, o mergulho do pássaro no ar ou
descida do pássaro (entre outras).
11)
Para ilustrar os movimentos do pássaro de acordo com as situações descritas ao
longo do poema.
12)
– d)
13)
Pretérito imperfeito do indicativo.
14)
Lá e cá.
0 Comentários