Poema Pássaro em Vertical: questões resolvidas


O poema visual Pássaro em Vertical de Libério Neves é muito utilizado em atividades de Português. Para quem não se lembra, o poema visual é aquele em que a sua forma também agrega sentido ao todo, ou seja, também é possível retirar alguma interpretação do formato em que o texto foi arranjado.

Imagem: Freepik.

Leia o poema e responda ao que se pede:

Pássaro em Vertical

Cantava o pássaro e voava
                 cantava para lá
voava para cá
voava o pássaro e cantava
de
    repente
                 um
                      tiro
                           seco
      penas fofas
      leves plumas
      mole espuma

e um risco
surdo
  n
  o
  r
  t
  e
  -
  s
  u
  l

Autor: Libério Neves

1) (SARESP-2007) O título do poema remete:
a) ao final da história que foi expresso graficamente.
b) ao cenário em que a história se desenvolve.
c) ao momento em que a história do pássaro foi gerada.
d) ao personagem da história.

2) (SARESP-2007) A palavra vertical presente no título pode ser associada:
a) ao voo do pássaro.
b) ao tiro dado no pássaro.
c) ao canto do pássaro.
d) à queda do pássaro.


3) (SARESP-2007) O desenho e a sonoridade da sentença “norte-sul” representam:
a) as leves plumas.
b) a morte do pássaro.
c) a mole espuma.
d) o caçador de pássaros.

4) As repetições das palavras “cantava” e “voava” lembram:
a) a vida do pássaro com seus filhotes.
b) a vida do pássaro na gaiola.
c) o sonho de fuga do pássaro.
d) o movimento do pássaro no céu.

5) A rotina do pássaro é interrompida quando o:
a) dono do pássaro chega.
b) pássaro leva um tiro
c) pássaro canta mais alto.
d) pássaro faz um risco no céu.

6) O texto lido foi escrito em prosa? Justifique.

7) Qual é o assunto do texto:
a) um pássaro em voo, que leva um tiro e cai em direção ao chão.
b) um pássaro que cantava o dia todo.
c) um pássaro que sonhava com a liberdade.
d) a queda de um pássaro que não sabia voar.


8) Que denúncia pode estar sendo feita pelo autor?

Imagem: Freepik.

9) Conforme o texto e o contexto, interprete o que significa:
“penas fofas/ leves plumas/ mole espuma”.

10) Que outras expressões poderiam substituir o título do texto sem prejuízo de sentido?

11) Qual teria sido a causa de o autor registrar as palavras de forma diferente do comum?

12) Marque a alternativa que não está de acordo com o texto:
a) tudo indica que o pássaro provavelmente foi morto.
b) a menção a um tiro, às penas fofas, à mole espuma e a disposição do último verso indicam uma queda e o baque surdo no chão.
c) a expressão norte-sul disposta na vertical representa a queda da ave.
d) o poema é totalmente desprovido de rima e ritmo.
e) o poeta se expressa usando, além das palavras, o arranjo visual do poema.

13) Cantava e voava estão empregados em um tempo verbal que indica ação habitual e rotineira do pássaro em liberdade. Que tempo verbal é esse?


14) Quais são as duas palavras que indicam o movimento do voo do pássaro?

Respostas
1) – a) 
2) – d) 
3) – b) 
4) – d) 
5) – b)

6) Não, porque ele não segue o padrão dos textos escritos com parágrafos em linhas retas.

7) – a)

8) Uma denúncia contra a caça ilegal, pois o pássaro estava em seu hábitat voando livremente.

9) Essa expressão descreve o que aconteceu após o pássaro levar o tiro. Como se demonstrasse a cena, onde penas fofas se espalharam pelo ar ou foram balançadas pelo vento e o pássaro atingido ficou mole, pois estava sem vida.

10) Pássaro em queda livre, pássaro em declínio, o mergulho do pássaro no ar ou descida do pássaro (entre outras).

11) Para ilustrar os movimentos do pássaro de acordo com as situações descritas ao longo do poema.

12) – d)

13) Pretérito imperfeito do indicativo.

14) Lá e cá.

Postar um comentário

0 Comentários