Professores e terapeutas veem que muitas crianças estão
com dificuldade na leitura e na escrita, principalmente após a pandemia. Por
isso, vou colocar aqui alguns jogos que uso com meus alunos, vou deixar o link
de onde encontrar, como jogar e para que cada um serve.
1. Lince Alfabeto
Onde encontrar: Amazon
Material: Papelão (é de um tipo mais rígido, já usei
bastante e está intacto)
Como jogar: o tabuleiro possui várias figuras e a letra
inicial de cada uma ao lado. As fichas de figuras vão sendo dadas à criança,
que vai procurar onde a imagem está no tabuleiro.
O mediador pode perguntar qual a letra inicial de cada
imagem ou qual a letra final, pode perguntar se a criança conhece o que está
segurando, se for alimento, se ela come aquilo, as possibilidades são muitas.
Para desenvolver a leitura, é preciso conhecer antes as
letras. Com esse jogo, você pode verificar se o aluno conhece todas elas. Caso
não conheça, você pode dizer qual a letra e associar com outras palavras
iniciadas pela mesma letra.
Após o jogo, eu gosto de dobrar o tabuleiro, escondendo
as peças, e pedir que a criança diga quantas imagens ela se lembra de ter
encontrado. Isso ajuda a trabalhar a memória.
Se for um aluno que já tenha iniciado o processo da
escrita, pode-se pedir que ele escreva as palavras que se lembra, então o
professor/mediador fará as correções necessárias junto a ele.
Pode ser usado com uma só criança, com dupla ou trio. O
jogo tem muitas peças, então dá para todos brincarem bastante.
2. Dominó de A a Z
Onde encontrar: Amazon
Material: Madeira
Como jogar: eu prefiro espalhar as peças na mesa ou no
chão e pedir para a criança escolher a figura que ela mais gostou. Depois, peço
que me diga com qual letra ela inicia e sugiro que procure onde está a peça com
a letra e junte a imagem. Assim fazemos com o resto do jogo, associamos a
figura a letra inicial.
Ainda que a criança não escreva, ela faz uma leitura
visual do objeto e pode ir aprendendo as letras iniciais de cada um. Para as
que escrevem, você pode pedir que façam a escrita de algumas figuras (eu peço
umas 5, para não ficar tão cansativo para eles).
3. Memória sílabas iniciais e figuras
Onde encontrar: Amazon
Material: madeira
Como jogar:
1. Como associação de pares
Gosto de espalhar as peças viradas para cima na mesa ou
no chão e pedir que a criança que escolha qual a imagem eu mais chamou sua
atenção. Após, peço que me diga qual a sílaba que começa a palavra e quais
letras formam essa sílaba. Após, peço que procure a sílaba e coloque ao lado da
figura.
O objetivo do jogo é formar os pares entre figura e
sílaba inicial. Você pode complementar a escrita do nome das figuras com
alfabeto móvel para não ficar só no lápis e papel.
2. Como jogo da memória
Peças viradas para baixo, explico à criança que ela irá
virar duas peças por vez e precisa memorizar onde elas estão, para formar o
par. Se levantar duas que não formam par, tem que virar de novo. Quando formar
o par, pode deixar virado para cima.
4. Letras do A ao Z
Onde encontrar: Amazon
Material: madeira
Como jogar: espalhe as peças no chão ou na mesa. O jogo
funciona como um quebra-cabeça de três em três peças: a criança tem que unir: a
figura, a letra inicial e o nome completo, para cada uma das letras do
alfabeto.
Gosto de começar pelas figuras, aí peço que ela me diga a
letra inicial e depois procure o nome. Pode separar as peças do jogo com o
auxílio da criança: de um lado só letras, do outro só figuras e do outro só os
nomes.
5. Sílabas dos bichos
Onde encontrar: Amazon
Material: madeira
Como jogar: espalhe as peças no chão ou na mesa. O jogo
consiste em um quebra-cabeça dos animais e das sílabas dos seus nomes. Gosto de
oportunizar que a criança escolha a ordem dos animais montados e peço que diga
o nome do animal e me conte a letra inicial.
Observe se a criança realmente conhece o nome ou se ela
está se guiando somente pelas cores iguais das peças, pois alguns têm vergonha
de dizer que não sabem.
6. Forma Bichos
Onde encontrar: Amazon
Material: madeira
Como jogar: o jogo possui peças coloridas e fichas com
animais que podemos montar com elas. Gosto de espalhar as fichas na mesa ou no
chão e pedir que a criança escolha a que mais chamou sua atenção. Após,
pergunto se ela quer tentar montar sozinha ou com ajuda. Peço que identifique
qual o animal da figura e pergunto qual a letra inicial dele.
Se for um aluno mais avançado no processo de leitura e
escrita, peço eu ele leia o nome no cartão e ao final peço que escolha uns dois
ou três animais e escreva frases sobre ele.
As fichas são de papel, então eu optei por cobrir com
aquele plástico transparente de cobrir livros. Acho eu assim o recurso dura
mais. Só as peças são de madeira.
7. Letras e Fonemas
Onde encontrar: Amazon
Material: Papel
Como jogar: É um jogo da memória com imagens e os nomes
das imagens. Tem várias letras e dígrafos que as crianças confundem, sendo
muito bom para trabalhar a ortografia e a memória.
Como o jogo tem muitas cartas, você pode começar por
cinco ou seis pares e ir aumentando a quantidade de cartas, caso jogue com uma
só criança. Pode ser jogado de dupla ou trio.
Como o material é mais frágil, é melhor usar com crianças
que já tenham um maior cuidado para não amassar ou rasgar.
8. Descobrindo as frases
Onde encontrar: Amazon
Material: papel
Como jogar: o jogo possui cartas com frases incompletas e
três figuras em cada carta. Caso a criança possa ler sozinha, ela terá que
descobrir qual das três figuras completa o espaço em branco. Se a criança
estiver em processo de aquisição da leitura, o professor pode ajudar com as
palavras que ela não conseguir ler.
É interessante perguntar: Qual a letra inicial das
figuras? Você conhece essas figuras? Pode-se jogar também em duplas ou trios. O
jogo tem muitas cartas.
Os jogos que apresentei são os que mais uso, acho-os com
preços acessíveis e podem ser usados muitas vezes. Os meus continuam como
novos, basta guardar na caixa.
Os que têm peças menores, você pode optar por guardar em
um pote de plástico para não perder (faço isso com o Lince).
Eu comprei na Amazon, então esse post não é patrocinado.
Apresento minha experiência sincera com atendimentos a crianças com
necessidades especiais.
0 Comentários